Super transporte

O transporte de carga pesada faz parte do dia a dia de trabalho na Thermic. São toneladas de aço movidas de um lado para outro dentro das duas unidades da Empresa. Para otimizar essa movimentação e garantir mais segurança aos colaboradores, web foi implantado em julho de 2012 o Projeto Pontista. Elaborado pelo engenheiro de controle de operações Jorvásio Franco, e pelo estagiário de engenharia Gustavo Capodeferro, o programa visa a qualificação de funcionários para exercer a função exclusiva de operar as pontes rolantes, capazes de transportar até 40 toneladas. Os colaboradores aprendem o domínio da operação por controle remoto, bem como a utilização das ferramentas adequadas, como cabos de aço, lingas e cintas.

Por ter um maior fluxo de peças pesadas, a fábrica 3 foi escolhida para a fase de testes do projeto. Após um ano de experiência, os resultados são positivos. “Os saldos mostram a otimização do tempo de trabalho e de logística das peças”, explica Jorvásio. “Além da segurança de quem transita pelas fábricas, outro ganho foi na parte da utilização e organização das ferramentas usadas na ponte”, acrescenta.

O projeto pretende contemplar as oito pontes existentes na Thermic até 2015, com 16 pontistas operando e mais quatro suplentes no suporte. “Centralizar a operação da ponte ajuda na organização da produção e resulta em mais qualidade e segurança dentro das fábricas”, comenta o pontista Danilo Denis de Oliveira. Nesta safra 2013/2014, a iniciativa se estende para a fábrica 4, Unidade 2, e para o Pórtico, Unidade 1. Em julho de 2014, o projeto se ampliará para toda a Unidade 1, atingindo 100% da Empresa.

Pontista2