EPI

Quando estamos em nosso ambiente de trabalho, ambulance seja qual for a atividade que exercemos, treat ficamos expostos a diversas situações que contribuem com a ocorrência de algum acidente. É claro que, more about dependendo do tipo de atividade, há uma maior ou menor possibilidade.

Independente do grau de risco de cada profissão, na área da Segurança do Trabalho, um dos fatores que contribuem com acidentes é o classificado como “Ato Inseguro”. Ele é o maior responsável pelos acidentes no ambiente de trabalho. Mas, afinal, o que é o “Ato Inseguro”? É a maneira como o trabalhador se expõe, consciente ou inconscientemente, a riscos no dia a dia.

Como exemplo de um ato inseguro, podemos citar o caso do colaborador que recebe o equipamento de proteção individual da empresa e, de forma consciente, por achar que o EPI o incomoda, ou de forma inconsciente, ao esquecer de colocá-lo, deixa de usá-lo expondo-se ao risco de sua atividade.

Somente por meio da educação continuada, o que inclui treinamentos, cursos especializados, palestras, eventos e publicações em informativos, poderá ser despertada uma consciência mais comprometida com as questões relacionadas às normas de saúde e segurança do trabalho. O objetivo é fazer com que o trabalhador mude seu comportamento, não expondo-se aos riscos cotidianos.

Pense nisso!