Peso Pesado

Pense em uma estrutura grande e pesada, drug muito pesada. A Thermic recebeu nas últimas semanas 12 moendas de 35 toneladas cada uma em 90 polegadas. Trata-se do segundo maior modelo existente no mercado para atender as grandes usinas.

As peças foram transportadas de Narandiba, no extremo oeste paulista, até Pederneiras, por uma carreta especial, de três eixos, com capacidade para 40 toneladas. Apesar de tratar-se de 420 toneladas, a manutenção de todas essas moendas será realizada de maneira efetiva e tranquila devido a grande capacidade de trabalho e mão de obra da Empresa. Ao todo, serão mobilizados 34 profissionais das áreas de desmontagem e limpeza, inspeção de qualidade, controle, tornearia, usinagem, soldagem, montagem, acabamento e transporte. “Levaremos em torno de 45 dias para concluir todo o serviço”, acrescenta o engenheiro Jorvásio Franco, da Thermic.

Evolução

O sistema de moagem de cana no Brasil evoluiu muito desde o período colonial, quando a atividade começou a ser praticada no País. Naquela época, existiam dois modelos de engenho, os movidos por força animal e humana, e os movidos pela água. A produção era grande, mas incomparável com a das usinas em operação nos dias de hoje. Para se ter uma ideia, o moenda de 90 polegadas, em manutenção na Thermic, tem capacidade média de moagem de 4,5 milhões de toneladas. Depois dessa, só há a de 42 toneladas e 100 polegadas. A produção dos engenhos do Brasil-Colônia não ultrapassava 3 mil toneladas.

Excelência

A Thermic oferece um trabalho de ponta aos clientes. Com profissionais capacitados e extremamente especializados, faz manutenção precisa de equipamentos de usinagem, especialmente de moendas. Além disso, aplica e desenvolve novas tecnologias para peças pesadas. Atualmente, a Empresa atende grandes usinas em todo o Brasil.